quinta-feira, 2 de junho de 2011

Câmara decide novo número de vereadores para o pleito de 2013



Os vereadores de Paragominas se reuniram hoje pela manhã, logo após a reunião ordinária, na Sala das Comissões para deliberar sobre um assunto, no mínimo polêmico, o aumento do número de vereadores para a próxima legislatura. De acordo com algumas opiniões, é provável que o número de parlamentares, passe dos dez atuais, para quinze.
Para que esse número seja aumentado, se faz necessário uma emenda à Lei Orgânica Municipal que deverá ser votada antes de outubro, ou seja, um ano antes da eleição. “Esta será uma prática adotada por todas as Câmaras Municipais, aonde o número de habitantes devidamente reconhecido pelo IBGE, durante o último Censo, requeira aumento do número de parlamentares. Para se ter uma idéia, podemos aumentar até para 17 o número de veradores, mas vamos ver o consenso entre os vereadores de Paragominas“, disse o presidente da Câmara, vereador Edinho.
Numa rápida conversa com alguns parlamentares, pelo menos sete dos dez, concorda em aumentar para quinze o número de vereadores, diferentemente da primeira reunião com alguns presidentes de partidos políticos há cerca de dois meses, quando se pensava em aumentar para treze. A reunião entre os vereadores que começou por volta das 11 horas da manhã e marca um momento histórico da Casa de Leis de Paragominas, pois esta votação modificará os rumos políticos da cidade, provocando debates entre as agremiações políticas e suscitando esperanças entre muitas pessoas que pretendem sair candidatas nas eleições de 2011.
Agora, é esperar o resultado desta reunião e da apresentação da Emenda Constitucional na reunião plenária, quando o assunto será abordado publicamente para as discussões de praxe seguida de votação. Por ser matéria “interna corporis” a aprovação desta emenda´não precisa de sanção do prefeito municipal, a decisão é dos próprios vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário